Experiências


Cachoeira de fumaça (experiência de física) 



A vela que levanta a água (a água que sobe na garrafa)



Nuvem na garrafa (experiência de física)




VULCÃO DE ÁGUA ?

MATERIAL
1. Um frasco pequeno com tampa
2. Uma vasilha transparente com água
3. Água quente
4. Tinta em pó ou corante 
COMO FAZER
1. Coloque a tinta em pó no frasco.
2. Ponha um pouco de água quente dentro do frasco com tinta.
3. Tampe o frasco, agute bem, e o coloque dentro da vasilha com água.
4. Abra o frasco.

O QUE ACONTECE
A água colorida sobe, não se misturando com a água que está dentro da vasilha. 
POR QUE ACONTECE? 
Isso contece quando a água da vasilha e a água do frasco apresentam características diferentes, ou seja, a água com tinta está quente e a água da vasilha está fria. A água quente é mais leve que a fria, então ela sobe e fica flutuando na superfície da água fria. 





Site de experiências com água:



Deliciosos cristais de açúcar (experiência fácil e receita de pirulito)


Como fazer neve artificial (decoração de Natal e experiência de química)



A mágica da água que muda de cor - xperiência de química
























Degelo colorido (experiência fácil de física)





7 experiências com água para fazer em casa






http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/2011/03/21/7-experiencias-com-agua-para-fazer-em-casa/





A água cai?

A pressão do ar!
Será que o ar é assim tão forte?
O que acontece?
O que segura o papel e a água?

Material:

Papel Copo com água

Sabias que um copo sem nenhum líquido não está vazio mas sim cheio de ar?
Sabias que a água só entra dentro de um copo se o ar conseguir sair?
Faz a seguinte experiência.
É melhor fazeres tudo em cima de uma bacia!
Enche um copo com água até ao bordo.
Pega num pouco de papel maior do que a boca do copo e tapa o copo.
Põe uma mão sobre o papel e vira o copo de repente de modo a ficar com a boca para baixo.
Retira a mão do papel.
É o ar!
O ar exerce força sobre todos os corpos com os quais está em contato. E, como vês, a
força que exerce chega para segurar a água











É batata ou maçã?





O que acontece?
Afundam ou flutuam?
O que observas?
O que acontece se juntares duas mãos cheias de sal à
taça com água e com as batatas e mexeres bem?


Material:

Uma batata
Uma maçã
Taça com água e Faca

Será que consegues saber quais são de maçã e quais são de batata?Vamos descobrir um modo muito fácil de separar os pedaços.

Pega numa maçã e numa batata e põe-nas numa taça com água. Isso mesmo, a maçã flutua e a batata afunda! Agora, corta a maçã em pedaços de tamanhos diferentes: meia maçã, um quarto de maçã, um oitavo de maçã e um pedaço do tamanho da ponta de um dedo. Faz o mesmo com a batata. Não tires a casca para não confundires a maçã com a batata. Coloca primeiro todos os pedaços de maçã dentro da taça com água. Tira os pedaços de maçã da água e põe na taça os pedaços de batata. Porque é que os pedaços de maçã flutuam e os de batata afundam? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam
são leves. Mas uma maçã é bem mais pesada do que um pedacinho de batata e a
maçã flutua ao passo que o pedacinho de batata afunda!

Para saberes se afunda ou flutua não conta só o peso do objeto, mas também o seu tamanho. Precisas de comparar um pedaço de maçã, um pedaço de batata e uma quantidade de água todos com o mesmo tamanho. O pedaço de maçã é mais leve que a água e o pedaço de batata é mais pesado que a água .Agora já sabes separar os pedaços de batata dos de maçã: basta
deitares todos numa tigela com água. Todos os pedacinhos de






Como construir um submarino?

Material:
És capaz de fazer o modelo de um submarino?
O que acontece ao frasco à medida que fica cheio de água?
O que acontece?
Fizeste um modelo de submarino.

Garrafa ou frasco Balão Elástico Tubo de plástico Balde com água
de vidro (200 ml)

Podes construir o seguinte modelo:
Prende um balão à ponta de um tubo com a ajuda de um elástico. Sopra no tubo e
verifica se consegues encher o balão um pouco. Deita água num balde e põe dentro um frasco de vidro vazio. Tira o frasco da água e, antes de o voltares a pôr dentro do balde, enfia-lhe dentro o balão preso ao tubo com um elástico, empurrando o tubo bem para dentro da garrafa.
Uma vez dentro da água o frasco volta a ir ao fundo quando ficar cheio de água. Mas agora sopra no tubo de modo a encheres um pouco o balão. É verdade, o frasco sobe lentamente para a superfície! Se deixares sair o ar de dentro do balão o frasco volta a mergulhar!
Quando enches o balão tiras a água de dentro do frasco e este fica mais leve e flutua!
Quando o balão se esvazia, sai ar e entra água no frasco.
O frasco volta a afundar-se.
Num submarino passa-se algo semelhante. Existem compartimentos cheios de ar para o
submarino mergulhar comprime-se o ar de modo a entrar água nesses compartimentos. O submarino fica mais pesado e afunda. Para regressar à superfície, deita-se fora a água. O submarino volta a ficar mais leve e flutua!







Como limpar a água?
Objetivo: conhecer processos em uso no tratamento (caso da filtração) e na obtenção de água potável
 Em uma jarra com água, coloque um pouco de terra e folhas secas. Essa água vai representar a coletada de lagos e rios – a ideia é agir de modo a “limpar”essa água
 Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio. Na parte do bico, coloque um chumaço de algodão por dentro da garrafa de modo a fechar o gargalo
 Coloque, depois, algumas pedras pequenas sobre o algodão e cubra com areia
 Despeje lentamente a água “suja” dentro da garrafa, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compare a água antes e depois da ação do filtro





Um comentário:

  1. Essas experiências são fundamentais no aprendizado do aluno, pois proporciona a construção do saber, é muito valioso o aluno colocar mão a massa e vivenciar suas ideias na construção do saber.

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