http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/faca-tres-experiencias-cientificas-com-agua
http://www.youtube.com/watch?v=RwENv63MlEU
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2012/01/pequenas-cientistas-experiencias-com.html
http://www.manualdomundo.com.br/2012/03/magica-experiencia-da-agua-que-desaparece/
http://www.youtube.com/watch?v=RwENv63MlEU
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/2012/01/pequenas-cientistas-experiencias-com.html
http://www.manualdomundo.com.br/2012/03/magica-experiencia-da-agua-que-desaparece/
7 experiências com água para fazer em casa
http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/2011/03/21/7-experiencias-com-agua-para-fazer-em-casa/
A água cai?
A pressão do ar!
Será que o ar é assim tão forte?
O que acontece?
O que segura o papel e a água?
Material:
Papel Copo com água
Sabias que um copo sem nenhum líquido não está vazio mas sim cheio de ar?
Sabias que a água só entra dentro de um copo se o ar conseguir sair?
Faz a seguinte experiência.
É melhor fazeres tudo em cima de uma bacia!
Enche um copo com água até ao bordo.
Pega num pouco de papel maior do que a boca do copo e tapa o copo.
Põe uma mão sobre o papel e vira o copo de repente de modo a ficar com a boca para baixo.
Retira a mão do papel.
É o ar!
O ar exerce força sobre todos os corpos com os quais está em contato. E, como vês, a
força que exerce chega para segurar a água
É batata ou maçã?
O que acontece?
Afundam ou flutuam?
O que observas?
O que acontece se juntares duas mãos cheias de sal à
taça com água e com as batatas e mexeres bem?
Material:
Uma batata
Uma maçã
Taça com água e Faca
Será que consegues saber quais são de maçã e quais são de batata?Vamos descobrir um modo muito fácil de separar os pedaços.
Pega numa maçã e numa batata e põe-nas numa taça com água. Isso mesmo, a maçã flutua e a batata afunda! Agora, corta a maçã em pedaços de tamanhos diferentes: meia maçã, um quarto de maçã, um oitavo de maçã e um pedaço do tamanho da ponta de um dedo. Faz o mesmo com a batata. Não tires a casca para não confundires a maçã com a batata. Coloca primeiro todos os pedaços de maçã dentro da taça com água. Tira os pedaços de maçã da água e põe na taça os pedaços de batata. Porque é que os pedaços de maçã flutuam e os de batata afundam? Bem, podes dizer que os que vão ao fundo são pesados e os que flutuam
são leves. Mas uma maçã é bem mais pesada do que um pedacinho de batata e a
maçã flutua ao passo que o pedacinho de batata afunda!
Para saberes se afunda ou flutua não conta só o peso do objeto, mas também o seu tamanho. Precisas de comparar um pedaço de maçã, um pedaço de batata e uma quantidade de água todos com o mesmo tamanho. O pedaço de maçã é mais leve que a água e o pedaço de batata é mais pesado que a água .Agora já sabes separar os pedaços de batata dos de maçã: basta
deitares todos numa tigela com água. Todos os pedacinhos de
Como construir um submarino?
Material:
És capaz de fazer o modelo de um submarino?
O que acontece ao frasco à medida que fica cheio de água?
O que acontece?
Fizeste um modelo de submarino.
Garrafa ou frasco Balão Elástico Tubo de plástico Balde com água
de vidro (200 ml)
Podes construir o seguinte modelo:
Prende um balão à ponta de um tubo com a ajuda de um elástico. Sopra no tubo e
verifica se consegues encher o balão um pouco. Deita água num balde e põe dentro um frasco de vidro vazio. Tira o frasco da água e, antes de o voltares a pôr dentro do balde, enfia-lhe dentro o balão preso ao tubo com um elástico, empurrando o tubo bem para dentro da garrafa.
Uma vez dentro da água o frasco volta a ir ao fundo quando ficar cheio de água. Mas agora sopra no tubo de modo a encheres um pouco o balão. É verdade, o frasco sobe lentamente para a superfície! Se deixares sair o ar de dentro do balão o frasco volta a mergulhar!
Quando enches o balão tiras a água de dentro do frasco e este fica mais leve e flutua!
Quando o balão se esvazia, sai ar e entra água no frasco.
O frasco volta a afundar-se.
Num submarino passa-se algo semelhante. Existem compartimentos cheios de ar para o
submarino mergulhar comprime-se o ar de modo a entrar água nesses compartimentos. O submarino fica mais pesado e afunda. Para regressar à superfície, deita-se fora a água. O submarino volta a ficar mais leve e flutua!
Como limpar a água?
Objetivo: conhecer processos em uso no tratamento (caso da filtração) e na obtenção de água potável
1º Em uma jarra com água, coloque um pouco de terra e folhas secas. Essa água vai representar a coletada de lagos e rios – a ideia é agir de modo a “limpar”essa água
2º Pegue uma garrafa PET de 2 litros e corte-a ao meio. Na parte do bico, coloque um chumaço de algodão por dentro da garrafa de modo a fechar o gargalo
3º Coloque, depois, algumas pedras pequenas sobre o algodão e cubra com areia
4º Despeje lentamente a água “suja” dentro da garrafa, fazendo-a passar pela areia. Por fim, compare a água antes e depois da ação do filtro
Essas experiências são fundamentais no aprendizado do aluno, pois proporciona a construção do saber, é muito valioso o aluno colocar mão a massa e vivenciar suas ideias na construção do saber.
ResponderExcluir